Outubro Rosa 2019


Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

 

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação decélulas anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

O que aumenta o risco?

O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são:

*A mulher que possui um ou mais desses fatores genéticos/ hereditários é considerada com risco elevado para desenvolver câncer de mama.

Já o câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos da doença. Homens também podem ter câncer de mama, mas somente 1% do total de casos é diagnosticado em homens.

Atenção: a presença de um ou mais desses fatores de risco não significa que a mulher necessariamente terá a doença.

Como prevenir

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

  • Praticar atividade física regularmente;
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Amamentar.

Autoexame das mamas

Sinais e sintomas

É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:

  • Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido dos mamilos.

As mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama.

Detecção precoce

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

Mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas.

Mulheres com risco elevado para câncer de mama devem conversar com seu médico para avaliação do risco para decidir a conduta a ser adotada.

Fonte: https://www.inca.gov.br/outubro-rosa/outubro-rosa.asp

Novembro azul. Previna-se!

Não deixe que o preconceito seja uma arma contra a sua própria vida. Dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), mostram que a cada 10 casos de câncer de próstata, 9 têm chances de cura se descobertos no início.

Câncer de Próstata

Câncer de Próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença decâncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado.

O que é a Próstata?

A próstata é uma glândula pequena que se situa logo abaixo da bexiga. Sua função é produzir e armazenar o fluido que transporta o esperma, líquido que é liberado durante o ato sexual.

Sintomas do Câncer de Próstata

Na maioria dos casos esse processo é silencioso. Porém, caso sinta necessidade frequente de urinar (principalmente a noite), dor na parte baixa das costas (ou próxima aos testículos) e sangue na urina, procure imediatamente um médico.

 

Dados

 

Fatores de risco

Dicas de prevenção

 

Fontes:
INCA (Instituto Nacional de Câncer)
https://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/prostata/definicao+

Ministério da Saúde
https://www.brasil.gov.br/noticias/saude/2017/11/saude-do-homem-saiba-como-se-prevenir-contra-o-cancer-de-prostata